Como ter mais produtividade trabalhando em Home Office

  • Home
  • Blog
  • Como ter mais produtividade trabalhando em Home Office

Trabalhar em home Office há algum tempo atrás, era uma realidade muito distante para a maioria esmagadora da população brasileira, afinal essa nunca foi uma cultura amplamente adotada no país. Até que de repente, com a pandemia, houve uma inversão e o home office se transformou na única opção disponível sem que houvesse ao menos um tempo de preparação nem de adequação para os trabalhadores.

A realidade hoje é que o home office veio para ficar e atualmente milhares de empresas, desde as menores até grandes multinacionais, optaram por manter o trabalho de maneira híbrida ou até mesmo 100% remoto.

Mas a pergunta é? Como ser produtivo trabalhando em Home office? Como tem sido a experiência do Home Office para você?

Separamos algumas dicas que vão ajudar a melhorar a organização nessa modalidade de trabalho, seja para quem está começando agora ou para quem deseja aumentar a produtividade trabalhando em casa.

Para alguns, a dificuldade é manter uma rotina de trabalho. Para outros o mais difícil é manter o foco diante das distrações. Cada um enfrenta a mudança de maneira diferente, mas alguns detalhes podem fazer a diferença para todos.

  • Elimine as distrações

Por mais que seja uma tarefa complicada, é importante manter a concentração e evitar distrações durante o horário de trabalho, mesmo estando em casa. A televisão por exemplo, é um recurso que desvia e prende muito a atenção, e por este motivo, o ideal é que ela permaneça desligada se você quer manter o foco. Caso você more com alguém que esteja em casa no horário em que você está trabalhando, é importante conversar com essa(s) pessoas(s) e combinar que, se possível não aconteçam interrupções desnecessárias para que o fluxo do seu trabalho em home office não seja prejudicado.

planner para utilizar em home office

  • Planeje o seu dia

Ter um planejamento de tudo o que deve ser feito durante o dia ou durante a semana pode te ajudar a ser mais produtivo. Por mais que eventualmente surjam “demandas surpresa”, quando você tem uma visão clara de tudo o que precisa ser feito, fica muito mais fácil garantir que todas as tarefas serão realizadas. Existem muitas ferramentas, tanto online quanto offline, que podem te ajudar a manter uma rotina, cumprir os prazos e realizar todas as atividades em home office. O trello é um bom exemplo de ferramenta online que ajuda na organização e gestão de tempo. Se você ainda não conhece, clique aqui. Um exemplo de ferramenta offine são os quadros e planners, nos quais tudo o que deve ser feito pode ser anotado e acessado visualmente em todos os momentos do dia. Dessa maneira, você garante o controle de todas as suas demandas e não corre o risco de esquecer de nada.

Home office do residencial Sevilha apartamento em Pinhais

 

  • Trabalhe em um ambiente adequado

Para algumas pessoas, trabalhar na cama ou sentado no sofá pode parecer tentador, e não está proibido, porém, por mais que no início tudo tenha sido providenciado de maneira improvisada, é importante preparar um ambiente adequado para trabalhar todos os dias. Fazendo isso, você vai contribuir para manter a organização e o foco além de estar prezando pelo seu próprio bem-estar, já que é importante manter a postura correta enquanto trabalha. Aposte em uma mesa e uma cadeira adequadas de modo que você se sinta confortável para trabalhar por várias horas.

Atualmente, muitos empreendimentos já contam em seus projetos com escritório e home office. Se você trabalha de maneira remota e está pesquisando um imóvel para comprar, vale a pena procurar por construtoras que ofereçam esse diferencial em suas plantas.

O Residencial Sevilha, lançamento da Construtora Quest, tem plantas com Home Office, Clique aqui para conhecer o empreendimento.

 

  • Mantenha a comunicação com a sua equipe

A pandemia afastou as pessoas fisicamente, mas de maneira alguma pode afastar virtualmente. Mesmo trabalhando em home office, é imprescindível manter uma rotina de contato com a sua equipe e marcar reuniões semanais de atualização para que o engajamento e alinhamento entre todos esteja sempre alto. Invista em uma boa webcam ou em um notebook com webcam embutida e com uma boa qualidade de áudio para que os encontros virtuais aconteçam com bastante clareza.

  • Mantenha a organização

Quando o trabalho é realizado em um escritório corporativo, é normal que todos tentem manter o ambiente organizado. Ao estar em home office, pode ser que essa preocupação diminua ou não pareça tão relevante. Porém, manter o ambiente de trabalho organizado é comprovadamente uma maneira de aumentar a produtividade, afinal, você sempre vai gastar menos tempo procurando por algo se souber onde está.

Gostou das dicas? Por mais que pareçam simples, experimente colocá-las em prática e perceba o quanto elas serão úteis no seu dia a dia.

Para ler mais dicas sobre decoração, mercado imobiliário, tecnologia etc. Clique aqui 

Para conhecer os nossos empreendimentos Clique aqui

Quer falar com a gente? Clique aqui para nos enviar uma mensagem!