Obras sustentáveis | Ações amigas do meio-ambiente durante uma obra

  • Home
  • Blog
  • Obras sustentáveis | Ações amigas do meio-ambiente durante uma obra

Nossa Gerente de Qualidade, Ana Lima, nos contou sobre quais são as ações tomadas nos canteiros de obra da QUEST para contribuir com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. São várias, conheça sobre cada uma delas:

  1. Quando as obras são iniciadas é necessário preparar os acessos de caminhões dentro do canteiro, e, nem sempre a base onde os caminhões vão circular está preparada para suportar o seu peso, então, como forma de preparação desta base, é utilizado material de britagem de demolição, material este que nada mais é do que resíduo da construção civil, reutilizado em uma nova construção.
  2. Quando o processo de concretagem das lajes se inicia, são usadas madeira para formas, mas, com foco em evitar descarte de resíduo em grande volume, utilizamos madeirite plastificado. Este material tem como objetivo ser utilizado por diversas vezes durante a execução das lajes e descartado apenas quando não é mais possível reutilizá-lo. O escoramento que sustenta as formas para concretagem das lajes são sempre metálicos, ou seja, reutilizados diversas vezes.
  3. Em nossos canteiros de obras, são separados e destinados corretamente todos os resíduos produzidos, conforme é definido do programa de gerenciamento de resíduo da construção civil o PGRCC.
  4. Separamos o resíduo orgânico, que sofre um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo. Recolhemos este resíduo e entregamos a uma empresa que transforma o resíduo orgânico em adubo. Em contrapartida, a obra recebe mensalmente em média 20 mudas de hortaliças ou até 5kg de adubos que são distribuídos entre os colaboradores como incentivo à redução dos impactos ambientais.
  5. Atualmente estamos em processo de execução do Residencial Piazza San Marino. Neste projeto executaremos as unidades com medidores de água e energia individualizados e infraestrutura para instalação do gás também individualizada. As bacias sanitárias entregues nas unidades possuem mecanismo de descarga seletiva e as torneiras contam com redutores de vasão. Na área comum do condomínio as torneiras dos lavatórios serão entregues com fechamento automático.
  6. Para gerenciarmos as águas pluviais, entregaremos o empreendimento com uma caixa de contenção de cheias e reuso. Essa caixa será construída para captação da água da chuva e o condomínio pode utilizá-la para limpeza de calçadas, por exemplo. Entregamos estas torneiras devidamente identificadas e com uso restrito para evitar a utilização inadequada.
  7. Em todas as nossas obras estamos atendendo a NBR15575 mais conhecida com a norma de desempenho. Com foco em meio ambiente, atendemos os desempenhos térmico, lumínico e acústico. Nos desempenhos térmico e lumínico, cumprimos com requisitos solicitados como a localização do empreendimento, as aberturas adequadas conforme a necessidade cada unidade, além das áreas de ventilação e exaustão. Um detalhe interessante é que para evitar um bolsão de ar quente gerado pela incidência solar nas coberturas, este empreendimento conta com ventilação nas platibandas e o telhado será pintado com tinta refletiva, ou seja, é possível reduzir significativamente a temperatura interna na cobertura e refletir até 90% dos raios solares.
  8. Para o Desempenho acústico as unidades têm detalhes que precisam ser executados conforme o projeto acústico, como portas de entradas que são parcialmente maciças. Para unidades que estão dividindo a mesma parede, esta em específico é mais espessa. As esquadrias de alumínio estão atendendo a classe de ruído em que a construção está localizada, ou seja, realizamos um empreendimento de maneira que o impacto no meio ambiente seja o menor possível.
  9. Este empreendimento possui selo GBC- Green Building Council (Conselho de Edifícios Verdes), ou seja, o objetivo de um conselho de construção verde é promover uma transformação do ambiente construído para um que seja sustentável.
  10. Entre os todos pontos já apresentados, é através do GBC, que  monitoramos as partículas contaminantes dentro de nosso canteiro de obras, com a proteção de dutos e aberturas de captação de águas pluviais que recebam resíduos levados durante as chuvas.
  11. Para os fumantes existe um local especifico a uma distância de 8 metros do refeitório, vestiários e da circulação de pessoas e frente de trabalho.
  12. Ao final da obra são realizadas duas limpezas sendo uma grossa com foco na parte pesada e outra fina antes da entrega ao futuros moradores.

São ações simples que a Construtora Quest, apoia e desenvolve nos canteiros de obra para torná-las cada vez mais sustentáveis!

Confira o vídeo completo, da Ana Lima, Gerente de Qualidade da Construtora Quest sobre formas de executar uma Obra Sustentável.