Você conhece a tecnologia BIM?

  • Home
  • Blog
  • Você conhece a tecnologia BIM?

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), é um sistema que integra dados multidisciplinares, possibilitando o acompanhamento de todo o ciclo de vida de um projeto de edificações e infraestrutura.

Essa tecnologia permite a criação de um modelo visual do 3 ao 7D, oferecendo mais visibilidade ao que se trata do projeto e das demais informações, como: utilização de materiais, custos, resistência, infraestrutura, opções mais sustentáveis, etc.

Ela abrange 4 grandes áreas dentro de uma empresa: pessoas, processos, tecnologia e procedimentos, facilitando a tomada de decisões de grande impacto nos empreendimentos.

No Brasil, a sua obrigatoriedade em projetos e construções brasileiras foi decretado no ano de 2021, conforme a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021). Mas alguns países como Chile, Estados Unidos, Holanda e Coreia do Norte já consideravam o uso BIM como exigência na apresentação e na execução de projetos.

Os benefícios da tecnologia BIM

O BIM envolve tecnologias e processos com o objetivo de integrar os projetos de forma eficaz, gerando:

  •  Redução de custos;
  •  Maior controle de processos na empresa;
  •  Compatibilização dos projetos;
  •  Aumento da produtividade;
  •  Auxílio na implementação da sustentabilidade na construção civil;
  •  Otimização da relação em equipes.

Acessibilidade e praticidade

As empresas que optam por essa tecnologia, possuem acesso aos mais diversos tipos de informação. Além de planejar, projetar, construir e operar, você também pode acessar:

  • Memorial descritivo;
  • Plantas baixas;
  • Detalhamentos;
  • Memoriais de cálculo e Detalhes em 3D;
  • Gestão da documentação durante a aprovação;
  • Modelo virtual, maquete digital.

Tecnologia Bim e sustentabilidade

BIM e sustentabilidade é pensar em propostas eficientes para novas formas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), mas sempre preservando o meio ambiente e seus diversos ecossistemas. Isso pode ocorrer através de soluções harmônicas, como: readequação do uso de energia elétrica, racionalização da iluminação, e a utilização de fontes de energia limpa, sistemas de redução do consumo de água, reuso da água, captação de águas pluviais, entre outros.

Tendo em vista, um sistema produtivo e sustentável, com olhar crítico aos parâmetros que se relacionam a adaptação de projetos, para que os mesmos se tornem inovadores sem prejudicar a natureza, e sim, ajudá-la.

Importância

O uso do BIM potencializa a comunicação e coordenação entre os projetos, assim diminuindo o número de incompatibilidades do mesmo. Oferece também, formas mais inteligentes e eficazes de projetar e construir, o que é imprescindível na criação de projetos de AEC.

Seus recursos influenciam na economia, tecnologia e sustentabilidade, tornando o seu uso extremamente necessário e eficaz.

Para o investidor, a Tecnologia BIM traz maior perspectiva dos prazos, reduzindo desperdícios e custos adicionais no processo de obra. Enquanto para o construtor, a Tecnologia possibilita antecipar decisões e reduzir possíveis problemas no futuro do projeto.

Você sabia?

De acordo com o Mapeamento de Maturidade BIM Brasil, realizado pelo Sienge, e com apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e Sinduscon/CE, 70% das empresas de construção brasileira pretendem adotar a metodologia BIM nos próximos dois anos. Atualmente, 38,4% das empresas participantes do estudo já utilizam o BIM, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do País.

 

Imagens: projeto BIM – Piazza San Marino.

Para ler mais dicas sobre decoração, mercado imobiliário, tecnologia etc. Clique aqui 

Para conhecer os nossos empreendimentos Clique aqui

Quer falar com a gente? Clique aqui para nos enviar uma mensagem!