Como surgiu o Centro de Convivência Abrindo Caminhos?
A História do centro, completou 21 anos no dia 05 de junho e tudo começou em 2002, em uma ocupação no Tatuquara chamada Terra Santa.Inicialmente o projeto se chamava ‘Meninas de Deus’ e consistia em trabalhar com meninas adolescentes da ocupação para prevenir e evitar a gravidez na adolescência. O Projeto era realizado em uma pequena igreja católica da região e liderado pela irmã Maria José Barbosa dos Santos. Lá as meninas tinham acesso à aulas de artesanato e espiritualidade.Com o tempo foram surgindo voluntários para contribuir em diversas áreas, e, tornou-se possível a construção de uma quadra aberta no CEI Casa de Nazaré.Os voluntários continuaram a aumentar e dessa forma foram implementadas aulas de vários esportes, o que acabou atraindo a atenção de mais jovens e crianças. Para oferecer oportunidade à mais crianças, neste momento foram incluídos também os meninos no projeto, que a partir de então, ganhou o nome que tem até os dias atuais: ABRINDO CAMINHOS.No ano de 2004 foi alugada uma casa próxima à vila Pompéia para ser a sede do projeto, e, na ocasião, começaram a ser oferecidas atividades de artesanato, reforço escolar, música e esportes. Até que em 2010, foi construída, pela Associação Beneditina da Providência, a atual sede, localizada na Vila Pompéia, no Tatuquara anexa ao CEI CASA DE NAZARÉ. Sua inauguração aconteceu em 2011 e com isso o número de crianças que poderiam ser assistidas aumentou muito. Antes disso, em 2008 já havia sido iniciado o serviço de contraturno diário regular, buscando atender as necessidades da comunidade.
Como funciona hoje?
No Centro de Convivência o objetivo é a
colher, assistir e educar e o Lema é
vida, oportunidade e esperança para a infância e juventude.Atualmente, são atendidas quase 100 crianças de 6 a 12 anos no serviço de convivência, número que está perto do limite da capacidade do local que são 108, sendo 54 pela manhã e 54 no período da tarde, além de 60 crianças de 8 a 17 anos que participam da oficina de futsal e 24 meninas que participam de oficina de ballet, aos sábados. No CEI Nossa Senhora de Nazaré são atendidas 100 crianças de 2 a 5 anos.O Centro conta com ajuda da FAS e tem parceria com a secretaria de desenvolvimento social e família por dois anos mas está sempre buscando novos apoios.Quem efetivamente mantém o centro é a Associação Beneditina da Providência, que tem escolas particulares em diversas cidades e custeia grande parte dos projetos sociais do Centro de Convivência Abrindo Caminhos.O Centro de convivência também realiza diversos eventos como bazar, bingo, rifas e festas para captar recursos pois os custos são elevados e todas as crianças são atendidas gratuitamente.Atualmente, são oferecidas atividades como futsal, vôlei, desenho, música, dança, aulas de artesanatos, reforço escolar e inclusão digital. Essas atividades favorecem a interação e socialização, a autonomia e o fortalecimento de vínculos, bem como o respeito e a valorização da vida. Além de todas as atividades, as crianças recebem refeições no local, preparadas com muito carinho.
Parceria entre a Quest e o Centro de Convivência
A Quest está com uma parceria social concretizada com o Centro de Convivência abrindo caminhos, vinculada aos tapumes do Reserva Pinheirinho. A cada mês que o tapume do empreendimento permanecer intacto, sem pichações ou vandalismo, serão doadas duas cestas básicas ao centro.Em conversa com a irmã Elvia, coordenadora do Centro, ela nos contou que acha muito importante o trabalho social da Quest e a expectativa é que os seus colaboradores se envolvam em outros projetos como apadrinhar as crianças no Natal, ajuda com prendas e brindes para a festas, e até mesmo oferecendo o próprio trabalho na integração com as crianças e no envolvimento social com a infância e juventude. Ela disse ainda que estão muito felizes com a parceria e que é uma alegria poder contar com pessoas da sociedade para colaborar com a causa da infância e juventude que é uma causa tão importante.Para a Quest é uma enorme alegria poder contribuir com um projeto tão especial e a expectativa que temos é de que possamos contribuir cada vez mais com o Centro de Convivência Abrindo Caminhos.Confira algumas fotos do complexo – Centro de Convivência abrindo caminhos e CEI Casa de Nazaré.
Conheça um pouco mais sobre o Centro de Convivência Abrindo Caminhos
CLIQUE AQUI